O QUE É UM PPA?

, ,
Solvasto projetos e investimentos

Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo, de longa duração com preço fixo, para compra e venda de energia limpa. O contrato estabelece-se entre duas partes: um produtor de energia renovável e uma empresa consumidora de grandes quantidades de eletricidade ou um comercializador de energia.

O PPA engloba também a venda de um projeto e dos seus atributos ambientais (Garantias de Origem). Este compromisso permite ao produtor de energia renovável tomar uma decisão de investimento consoante critérios de rentabilidade vs. risco e/ou conseguir o financiamento necessário para executar o projeto.

De acordo com o relatório Corporate Energy Market Outlook da Bloomberg NEF, em 2018 empresas de todo o mundo compraram uma quantidade recorde de energia limpa através de PPA. No total, foram cerca de 13,4 gigawatts (GW) de energia renovável adquiridos por 121 empresas de 21 países durante os primeiros seis meses de 2018. Deste total, 8,5 GW referem-se aos Estados Unidos, 2,3 GW à Europa, ao Médio-Oriente e à África.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DE UM PPA

 

para o Consumidor:

• Assegura o fornecimento de energia limpa e rastreável
• Facilita o investimento em novas energias renováveis
• Reduz a emissão de gases com efeito de estufa
• Garante preços de energia mais competitivos
• Permite preços estáveis e previsíveis
• Possibilita a adaptação dos produtos ao perfil do cliente
• Contribui para uma boa imagem de responsabilidade social

 

para o Produtor:

• Permite investir em novos ativos graças à receita estável e de longa duração
• Promove decisões de investimento com base em critérios de rentabilidade vs. risco
• Facilita o acesso ao financiamento necessário para realizar o projeto
• Impulsiona relações duradouras com os clientes finais
• É uma via alternativa de investimento em ativos renováveis

 

TIPOS DE PPA

Existem diversos tipos de PPA em função do ponto de injeção da energia:

PPA Onsite considera o fornecimento de energia elétrica a partir de uma instalação fotovoltaica montada nas instalações do cliente e conectada à sua rede interna. O produtor realiza o investimento, projeta, monta, opera e trata da manutenção da instalação. Em vez da energia da rede, o consumidor passa a usar a energia gerada pelos painéis. Esta é fornecida pelo produtor a um preço mais competitivo. Quando termina o PPA Onsite (8 a 15 anos), a energia gerada por esses painéis passa a ser gratuita e a instalação fica propriedade do cliente.

PPA Offsite considera um parque eólico ou uma instalação fotovoltaica, com conexão à rede de transmissão ou de distribuição do sistema elétrico do país, para levar a energia do seu ponto de origem ao ponto de consumo.

 

PPA Tipos - Solvasto

 

O acordo de compra e venda de energia (PPA – Power Purchase Agreement) proporciona fornecimento de energia renovável de longa duração com preço fixo e competitivo. E mais: Oferece um projeto e os seus atributos ambientais.

 

PPA OFFSITE EM FUNÇÃO DO PONTO DE ENTREGA DA ENERGIA

PPA físico: O produtor vende a energia renovável a um cliente final através de um comercializador. Este comercializador fornece a energia do parque renovável e a restante é proveniente do seu portfólio de geração. No final do mês, o cliente recebe uma única fatura com o seu consumo total, seja proveniente do parque renovável sob PPA, energia SPOT ou energia fechada em mercado a termo.

PPA virtual: O cliente estabelece o preço da energia diretamente com um produtor de energia renovável (preço PPA). Contrata o fornecimento elétrico com o comercializador da sua preferência. No final do mês, o cliente recebe uma fatura do comercializador com o resultado de seu consumo físico de energia. Recebe ainda uma nota de liquidação do produtor com o resultado do ajuste das diferenças entre o preço SPOT e o preço PPA acordado. Adicionalmente, o produtor transfere as garantias de origem geradas pelo parque ao cliente final.

PPA sleeved: Quando o cliente quer um PPA físico e o produtor de energia renovável não tem licença de comercializador, é possível chegar a um acordo com um comercializador local que transfira ao cliente final as condições do PPA assinado entre ele e o produtor.

 

PPA OFFSITE EM FUNÇÃO DA FORMA DE ENTREGA DA ENERGIA

PPA as gerated: O cliente consome a geração bruta que sai da central. É o produto mais competitivo em termos de preço, mas também é o produto em que o cliente assume mais risco. Isto porque a geração a partir de fontes renováveis é imprevisível. Este PPA é indicado apenas para os clientes mais sofisticados.

PPA baseload: O produtor de energia renovável converte a geração bruta do parque numa carga base. É o produto com mais clientes, pois oferece um equilíbrio interessante entre preço e risco. No entanto, nem todos os produtores têm esta capacidade de oferta.

PPA as consumed: O produtor de energia renovável converte a geração bruta numa curva que segue fielmente a curva de consumo do cliente. Trata-se do produto mais comum entre consumidores não-especialistas. É aquele em que o produtor proporciona mais valor acrescentado ao cliente. Esta é a solução ideal para empresas com um grande portfólio de geração.