Qual o painel solar adequado para garantir a viabilidade financeira da instalação fotovoltaica?

, ,
Painel Solar - Solvasto

Uma instalação fotovoltaica, instalada na sua empresa, deverá produzir por mais de 25 anos. Portanto, a sua decisão deverá ser cuidadosamente tomada. Só com um painel solar de alta qualidade e durabilidade, poderá garantir e assegurar o seu investimento, ou seja, o retorno financeiro inicia-se com a escolha dos equipamentos adequados. Os painéis solares representam o maior peso numa instalação. Antes de avançar com a sua instalação fotovoltaica, informe-se connosco sobre todos os aspetos essenciais na escolha do painel solar mais apropriado.

Certificados e garantias do painel solar permitem obter a melhor orientação

Os materiais aplicados na instalação fotovoltaica devem cumprir os mais altos padrões de qualidade, normas e certificações. Assim, qualquer empresa instaladora, de confiança, deverá sempre apresentar as fichas técnicas, certificados de garantia e origem do painel solar. O painel solar apresenta uma garantia contra defeitos de fabrico (normalmente igual ou superior a 10 anos), bem como de potência durante toda a sua vida útil (25 anos). Estas garantias são fornecidas diretamente pelos fabricantes de painéis solares, razão pela qual é de suma importância que se encontrem dentro da listagem tier 1 da BNEF, garantindo, assim, que são “bancáveis”. A SOLVasto está apta a aconselhar e a garantir sempre a melhor escolha dos painéis solares a utilizar no seu projeto.

Qual a melhor tecnologia do painel solar?

Existem essencialmente dois tipos de células solares, que são empregues na fabricação de painéis solares: monocristalinos e policristalinos. Os dois tipos estão devidamente desenvolvidos e com provas dadas, estando, no entanto, mais adequados a determinadas aplicações. Os painéis solares monocristalinos são os mais eficientes, tornando-se a melhor opção para aplicações onde haja pouco espaço. No entanto, estes painéis têm um custo superior, quando comparados com painéis solares monocristalinos.

 

 

Painel Solar Retorno _Solvasto

O desempenho do painel solar é determinante para o pay-back do seu investimento

O desempenho do painel solar é um dos fatores cruciais para otimizar a produção de energia, e consequente baixar o pay-back do investimento na sua instalação fotovoltaica. Todos os painéis têm uma tolerância de potência, que se deve situar entre ±3 por cento. A potência real de cada painel solar pode ser verificada solicitando à empresa instaladora o respetivo flash report. Trata-se de um relatório que demonstra inequivocamente as características elétricas individuais de cada painel à saída da linha de produção.

Não arrisque perder potência do painel solar com o aumento da sua temperatura

Outro fator muito importante, para manter um elevado rendimento, é o coeficiente de perda de potência com o aumento de temperatura, especialmente no nosso país onde as temperaturas máximas são muito elevadas durante os meses de verão. Com painéis de baixa qualidade poderemos facilmente perder 20% da potência com o aumento da temperatura. Assim, um baixo coeficiente de temperatura assegura que o seu painel continua a produzir bem, mesmo nos dias mais quentes.

 

tier-1-solar-panels

Os 3 painéis solares fotovoltaicos mais potentes

De acordo com a oferta atual de painéis solares fotovoltaicos no mercado mundial, apresentamos a lista dos 3 painéis solares mais eficientes (com maior potencia por metro quadrado):

1. SunPower A-Series A425

Fabricante: SunPower
Potência por metro quadrado: 228 Wp/m2
Eficiência: 22,8%
Potência: 425 Wp
Coeficiente de perdas com temperatura: -0.29%/°C
Tecnologia das células solares: monocristalina
Número de células solares: 66

2. Q-Cells Q.Peak-DUO-G5 330

Fabricante: Q-Cells
Potência por metro quadrado: 196 Wp/m2
Eficiência: 20%
Potência: 330 Wp
Coeficiente de perdas com temperatura: -0.28%/°C

Tecnologia das células solares: monocristalina
Número de células solares: 120

3. Panasonic VBHN330SA17

Fabricante: Panasonic
Potência por metro quadrado: 194 Wp/m2
Eficiência: 20%
Potência: 330 Wp
Coeficiente de perdas com temperatura: -0.258%/°C
Tecnologia das células solares: monocristalina
Número de células solares: 96

Nota importante: os dados podem a qualquer momento sofrer alterações. Consulte as fichas técnicas atuais ou o seu instalador

 

Evitar sombras e limpar os painéis solares para obter melhores resultados

A presença de zonas de sombra nos painéis solares reduz o rendimento da instalação fotovoltaica. O painel solar deverá estar bem orientado para o Sol, evitando obstruções que promovam o seu sombreamento. Assim, deverá ser feita uma verificação por um profissional qualificado, tendo em conta as variações anuais da posição do Sol, durante as várias estações do ano.

A limpeza dos painéis solares não é apenas por questões estéticas. Esta limpeza deverá ser efetuada regularmente, sendo fundamental para assegurar um ótimo rendimento. A sujidade existente no painel solar significa uma diminuição da produção de energia, podendo mesmo provocar o aparecimento de hot spots que levam à sua degradação prematura. Os painéis solares são lavados com água desmineralizada e sem detergentes, utilizando-se para o efeito esponjas muito suaves para evitar riscar a sua superfície. A sujidade superficial ou a poeira são facilmente removidas pela chuva, desde que os painéis sejam instalados com um ângulo mínimo de inclinação.

Como escolher o painel solar certo?

Um instalador profissional deverá optar pela escolha caso a caso do painel fotovoltaico mais indicado, tendo em conta as garantias oferecidas pelos seus fornecedores. A SOLVasto seleciona sempre os painéis solares mais adequados a cada projeto, garantindo, ainda, a sua correta instalação e manutenção através de uma rede de instaladores profissionais ao seu dispor.

Contacte-nos para obter mais informações.