Mercado fotovoltaico português promete crescimento
Em 2019, Portugal lançou a base para um mercado solar amadurecido. – Isto é a conclusão de uma equipa global de correspondentes e editores da reconhecida revista pv-magazine. Os especialistas internacionais, destacaram no início deste ano 10 mercados fotovoltaicos em rápido crescimento, para avaliar as oportunidades e os possíveis riscos, entre eles encontra-se Portugal.
Particularmente, o leilão fotovoltaico realizado em 2019 foi considerado um sucesso, uma vez que facultou a oferta mais baixa do mundo, e 1,15 GW de capacidade atribuída. Outro ponto positivo são as novas regras para os sistemas de produção distribuída, que incluem provisões para as comunidades e armazenamento de energia.
A dimensão do mercado solar português foi considerado um ponto desfavorável. Com cerca de 784 MW de capacidade fotovoltaica registada online no final de Setembro de 2019, o mercado ainda continua limitado.
No entanto, em 2020, a espectativa dos observadores de mercado é a implementação de algumas centenas de megawatts em novas centrais fotovoltaicas. Estas novas centrais resultam principalmente das PPAs de grande escala, que foram acordados em 2019.
Mais dois leilões de energia solar a realizar em 2020 foram anunciados pelo Governo português. Os projetos e instalações de painéis solares originários deste leilão provavelmente ainda não estarão percetíveis no decorrer do presente ano.