Autoconsumo de energia solar é a solução sustentável e eficiente para as empresas

, ,
Solvasto-Unidade de Pequena Produção

Com o progresso da transição energética as empresas precisam de encontrar soluções que lhes permitam por um lado de poupar na fatura da eletricidade e por outro lado de reduzir a sua pegada de carbono. O Governo português definiu a meta de triplicar a produção de energia solar até 2020. A tendência indica um aumento dos ‘prosumers’ de energia – consumidores que são, em simultâneo, produtores. O autoconsumo de energia solar é uma solução sustentável e eficiente para as empresas portuguesas.

Autoconsumo – traz muitas vantagens para as empresas portugesas

Os sistemas de autoconsumo, que permite produzir e consumir a sua própria eletricidade, está a mobilizar empresas e instituições públicas que procuram apostar em soluções mais sustentáveis, eficientes, e que lhes permitam economizar valores respeitáveis que, desta forma, podem ser investidos em outras áreas de interesse.

Portugal é um dos países europeus com mais horas de sol. Este facto permite a um conjunto de mudanças no paradigma da produção energética que, até à aprovação da lei do autoconsumo, não seriam possíveis. O autoconsumo deixa as organizações de controlar muito melhor os seus gastos energéticos e serem menos expostas as oscilações dos preços de energia. As regras do autoconsumo vão obrigar as empresas a investir em sistemas solares fotovoltaicos bem dimensionados e adequados às suas necessidades efetivas.

A SOLVasto promove a eficiência energética, a competitividade e a inovação das empresas através dos seus serviços de eficiência energética e projetos de instalações de energia solar.