Qual é o painel solar fotovoltaico adequado para o autoconsumo?
O painel solar fotovoltaico certo para cada necessidade
Devido à grande oferta, a escolha torna-se ainda mais difícil. Constantemente, são lançados no mercado novos painéis, cada vez mais eficientes. Para selecionar o painel solar fotovoltaico adequado, para a sua instalação de autoconsumo, deverá considerar as seguintes questões:
- Quais resultados devem ser alcançados?
- Qual é o espaço disponível para a instalação?
- Qual a aparência estética desejada?
Do que consiste um painel solar fotovoltaico?
Os painéis rígidos são constituídos por células cristalinas cobertas por uma placa de vidro e uma estrutura de alumínio. Cada painel contém várias células solares ligadas em série ou em paralelo. Quando estas células são expostas à luz solar, produzem corrente contínua.
Um vidro endurecido, na parte superior, resguarda estas células, deixando atravessar os raios solares. Uma película de alumínio protege as células na parte inferior. A função da moldura é assegurar a estabilidade, preservar o vidro e facilitar a fixação do painel solar fotovoltaico no sistema de montagem.
Qual a célula solar com maior eficiência para o autoconsumo?
Os painéis de película fina têm a eficiência mais baixa e são principalmente utilizados em projetos específicos. Nas instalações de autoconsumo instalam-se normalmente painéis solares com células monocristalinas ou policristalinas. As células policristalinas são facilmente reconhecidas pela sua superfície irregular, de aspeto azul. Possuem um preço de produção inferior em comparação com as células solares monocristalinas, contudo têm uma eficiência inferior. Ambos estão devidamente desenvolvidos, estando, no entanto, mais adequados a determinadas aplicações. As células solares monocristalinas são cortadas a partir de uma única fonte de silício, sendo assim, mais eficientes. As células solares policristalinas são aglomeradas a partir de múltiplas fontes de silício, tornando-se ligeiramente menos eficientes.
Contudo, hoje em dia, a maioria dos fabricantes produz módulos de células solares monocristalinas a preços competitivos. Os módulos monocristalinos apresentam uma maior potência, para a mesma área, e destacam-se esteticamente pela sua cor escura e uniforme. Estima-se que a sua duração é pelo menos de três décadas. Assim, a maioria das pessoas opta para painéis solares fotovoltaicos monocristalinos. No caso de pouco disponibilidade de espaço para a sua instalação de autoconsumo, o painel solar fotovoltaico monocristalino será sempre a melhor opção.
Tipo
Vantagens
Desvantagens
Custos de produção mais economicos
Tecnologia comprovada
Longa durabilidade
Baixa incidência de falhas
Menor eficiência (aprox. 12 – 16%) em comparação com a tecnologia monocristalina
Necessidade de mais área de instalação (6-7m2/kWp)
Perdas com luz difusa e altas temperaturas
Maior peso por metro quadrado
Maior eficiência
Necessidade de menos área de instalação (5-6 m2/kWp)
Possibilidade de diferenciação de cores
Tecnologia comprovada
Baixa incidência de falhas
Custo de produção mais elevado
Maior peso por metro quadrado
Perdas com luz difusa e altas temperaturas
Certificados e garantias
Apesar das diferentes tipologias de painéis solares fotovoltaicos, estes devem sempre cumprir com os mais altos padrões de qualidade, normas e certificações. Um painel solar fotovoltaico de qualidade apresenta uma garantia contra defeitos de fabrico igual ou superior a 10 anos, bem como uma garantia de potência durante toda a sua vida útil (aprox. 25 anos). As garantias são facultadas pelos fabricantes, razão pela qual é de importância que se encontrem dentro da listagem tier 1 da BNEF, garantindo, assim, que são “bancáveis”.
A SOLVasto está apta a aconselhar e a garantir sempre a melhor escolha do painel solar fotovoltaico a adotar para a sua instalação de autoconsumo. Contacte-nos.