Módulos fotovoltaicos: a corrida para a maior eficiência continua em 2022
A inovação na área das células solares impulsiona o desenvolvimento e a produção de módulos fotovoltaicos cada vez mais eficientes e rentáveis. Assim, o desenvolvimento progrediu da tecnologia multi-busbar para módulos da tecnologia half-cell e avança atualmente para módulos em forma de mosaicos ou telhas.
Wafers cada vez maiores
Em 2022, a potência dos módulos fotovoltaicos, bem como o tamanho dos wafers continua a aumentar. Os wafers com um diâmetro de 182 mm2 (M10) ou 210 mm2 (M12) estão a elevar-se como a nova norma. O uso de wafers de silício maiores permite reduzir os custos da produção, aumentando ao mesmo tempo a eficiência do módulo solar. Os principais fabricantes iniciaram a produção em massa de módulos fotovoltaicos com uma potência superior a 500 watts, alguns até com mais de 600 watts.
Módulos fotovoltaicos mais eficientes
Os módulos fotovoltaicos monocristalinos de alta eficiência têm presentemente uma maior quota de mercado a nível mundial em relação aos módulos multicristalinos. De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), a quota da tecnologia PERC (Passivated Emitter Rear Cell) nas células solares cristalinas já ultrapassava 65% em 2019. No primeiro semestre de 2020, a eficiência média das células PERC multicristalinas atingiu 20,6% e a das células PERC monocristalinas 22,4% a 22,5%.
A tecnologia de Heterojunction (HJT / HIT) com eficiências celulares superiores a 25% é considerada mais um passo importante no sentido de uma eficiência ainda maior.
Módulos bifaciais na vanguarda
Os módulos bifaciais, que possuem duas faces e podem assim receber luz de dois lados, aproveitando a luz difusa e refletida do solo, estão a tornar-se cada vez mais populares. Em combinação com os seguidores de eixo único têm um potencial elevado para reduzir os custos de produção em instalações fotovoltaicas no solo. Os módulos bifaciais são cada vez mais utilizados na agricultura e também para aplicações flutuantes. A AIE prevê que estes módulos fotovoltaicos atinjam uma quota de mercado de 50 por cento até ao final de 2023.
Glossário
Célula solar: É um componente elétrico que converte a energia radiante, geralmente a luz solar, diretamente em energia elétrica. A aplicação da célula solar é fotovoltaica, onde serve como fonte de energia. As células solares são divididas em duas categorias: células baseadas em wafers e células baseadas em película fina.
Tecnologia half-cell: Células fotovoltaicas cortadas ao meio gerem metade da corrente de uma célula convencional, o que reduz as perdas de energia e torna o módulo mais eficiente.
Tecnologia busbar: Ligações entre as células fotovoltaicas, permitindo o fluxo de eletrões.
Wafers: São finas peças de material semicondutor, que convertem luz em eletricidade.
Qual o módulo fotovoltaico certo para a sua instalação?
A grande oferta de módulos fotovoltaicos eficientes torna a escolha ainda mais difícil. Para selecionar o módulo fotovoltaico adequado, para a sua instalação solar, deverá primeiro responder as seguintes questões:
- Quais resultados devem ser alcançados com a instalação?
- Qual é o espaço disponível para a instalação dos módulos?
- Qual a aparência estética desejada?
A SOLVasto está apta a aconselhar a melhor escolha do módulo fotovoltaico a adotar para a sua instalação. Contacte-nos.