Juntos damos energia solar à Aldeia Social da Borba!
A Santa Casa da Misericórdia de Borba, no Alentejo, quer diminuir a sua pegada carbónica, deste modo aposta na realização de três centrais fotovoltaicas. A campanha de angariação de investidores para a instalação decorre até 5 de abril, e visa alcançar cerca de 86 mil euros. Nos primeiros dois dias, já foram confirmados mais de 20 mil euros de investimento. Qualquer pessoa ou empresa pode investir com um valor a partir de 20 euros.
Ao longo do ano há em média 8 horas de Sol por dia no Alentejo. Existe melhor lugar para investir em energia solar?
Deve ser difícil de encontrar! Infelizmente, muitos projetos altamente sustentáveis e lucrativos nunca chegam a ser concretizados devido ao acesso limitado ao mundo financeiro. Por isto, a GoParity, empresa portuguesa de “crowdfunding” (financiamento colaborativo), promove campanhas para congregar investidores em torno de projetos viáveis e de impacto social e ambiental positivo.
O novo projeto de financiamento lançado na plataforma da GoParity, destina-se à instalação de três centrais fotovoltaicas, num dos maiores edifícios detidos pela Santa Casa da Misericórdia de Borba – a Quinta da Prata. Uma boa oportunidade dirigida aos “investidores verdes” a fim de aplicação de investimento em investir nesta bela cidade alentejana, inserida numa das regiões mais solarengas em Portugal, onde a energia solar faz todo o sentido.
A plataforma portuguesa de “crowdfunding” GoParity está a angariar 86 mil euros para a instalação de painéis fotovoltaicos, que atribuirá aos investidores juros de 3,75% ao ano.
A campanha de angariação de fundos decorre durante 30 dias com o objetivo de adquirir cerca de 86 mil euros. O projeto irá remunerar quem participe. Os investidores receberão uma taxa de juro de 3,75% ao ano, que será majorada em 0,25% para os primeiros investidores, que invistam até 11 de março, durante cinco anos. Os investidores começam a ser reembolsados três meses após o término da campanha, através de reembolsos mensais.
Instalação e manutenção será ao cargo da SOLVasto
A central fotovoltaica será instalada no edifício destinado ao lar de idosos. A obra “chave-na-mão” estará a encargo da SOLVasto, a quem será também entregue a futura monitorização e manutenção, que garantirá a obtenção da sua máxima performance ao longo de toda a sua vida útil.
“O autoconsumo é um investimento rentável e fiável em qualquer parte de Portugal. Para além do mais, este projeto é no Alentejo, uma das zonas com maior radiação solar. “, salienta o gerente da SOLVasto, Nuno Torres. “Temos muito orgulho em participar neste projeto que é interessante para os investidores, e ao mesmo tempo traz muitas vantagens ao nível social e ambiental.”
As três novas centrais irão juntar-se a uma central existente de 70 kWp – que será devidamente recondicionada e reconvertida para permitir o autoconsumo da energia que produz. Assim, estima-se uma produção de mais de 286 MWh de energia elétrica verde por ano – o suficiente para suprir o consumo de cerca de 70 habitações. Isto significa uma redução média de mais de 50 toneladas CO2/ano, durante o seu tempo de vida útil de 25 anos. Dada a elevada percentagem de energia autoconsumida (cerca de 90%), estima-se que o benefício económico, possibilitará um retorno de investimento em aproximadamente de 3,6 anos.
Investimentos com valores a partir de 20€
Está interessado em investir através da GoParity na instalação solar da Aldeia Social da Santa Casa Misericórdia de Borba? Qualquer pessoa ou empresa pode investir com um valor a partir de 20€ no projeto, contribuindo para o montante total necessário para concretizar a instalação. E quem investe nos primeiros 7 dias e recebe um bónus de 0,25%!
Saiba mais sobre o projeto e com investir em www.goparity.com