Os módulos solares fotovoltaicos são sustentáveis?
A produção de energia através de módulos solares fotovoltaicos além de ser eficaz do ponto de vista económico, é uma tecnologia que também beneficia o ambiente. O balanço ambiental da energia fotovoltaica é positivo por diversas razões:
- Os sistemas fotovoltaicos não precisam de combustíveis fósseis para gerar energia.
- Os sistemas fotovoltaicos reduzem as emissões de CO2.
- Ao longo da sua vida útil, os módulos solares fotovoltaicos geram mais energia em relação à que foi utilizada no seu fabrico.
- Os processos de fabrico atuais, através de deposição, são muito mais eficazes, ecológicos e racionais, praticamente não gerando desperdícios.
Sabia que pode diminuir a emissão de CO2 na atmosfera através da energia solar?
As centrais fotovoltaicas não emitem CO2. O dióxido de carbono é o elemento químico que mais contribui para o efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. Por isso, uma das opções sustentáveis, é substituir os combustíveis fósseis, como por exemplo o carvão e o petróleo, por fontes de energia limpas. Através de uma instalação solar, no seu telhado ou no seu terreno pode fazer a diferença.
Produção dos módulos solares sem matérias raras
As células solares são fabricadas de silício, um recurso mineral abundante no nosso planeta. O sol, como componente mais importante de um sistema de energia solar, é uma fonte infinita de energia, que continua a trazer-nos energia gratuita sob a forma de radiação solar.
Módulos solares fotovoltaicos reciclados
Os principais componentes dos módulos solares fotovoltaicos são o silício, alumínio e vidro. Hoje em dia, a maioria dos módulos solares é composta por materiais reciclados. Os três componentes principais dos módulos solares podem ser reciclados e até 95% e consequentemente reutilizados. Assim, especialmente no caso do silício, consomem muito menos recursos do que no seu processo de fabrico original.
Longa durabilidade
Os módulos solares têm uma vida útil muito longa – pelo menos 25 anos. Contudo, mesmo após 25 anos, o módulo não precisa de ser imediatamente substituído – este funciona com uma redução de cerca de 20% da sua potência original, continuando a produzir eletricidade, embora em menor quantidade. Quanto maior a durabilidade dos módulos solares, maior o rendimento e o balanço ambiental. Por isso, aconselha-se sempre a instalação de módulos de alta qualidade.