Manutenção do sistema fotovoltaico: proteja-se de quebras de produção e garanta a sua durabilidade
A manutenção regular do seu sistema fotovoltaico permite garantir o pleno rendimento e a durabilidade da sua instalação a longo prazo.
De uma forma geral as instalações fotovoltaicas são sistemas com pouca necessidade de manutenção, no entanto, é essencial efetuar uma vistoria regular para assegurar a máxima produção e rendimento da instalação ao longo dos anos. Este controlo periódico permite, facilmente, detetar qualquer falha, fadiga do material, bem como outras situações que possam baixar o seu rendimento, podendo ser facilmente corrigidas. De uma forma prática, os contratos de manutenção são importantes garantido que são respeitados os devidos intervalos: maximizando o rendimento e consequentemente a produção de energia; garantindo o benefício económico previsto.
Benefícios da manutenção regular:
- Inspeção técnica contínua
- Garantia de rendimentos elevados
- Garantia de durabilidade dos equipamentos por longos períodos
- Corrigir pequenos defeitos antes que estes se agravem
- Cumprimento das condições de garantia
- Garantia das condições de segurança dos edifícios e dos seus utilizadores
- Cumprimento das condições exigidas por uma entidade terceira (investidor)
- Cumprimento das condições exigidas por uma entidade seguradora
Quando deve começar a manutenção do sistema fotovoltaico?
Idealmente, deverá celebrar um contrato de manutenção na altura do comissionamento da instalação. O acompanhamento constante, a partir do primeiro dia de produção, assegura que eventuais falhas são facilmente detetadas, e que obtemos sempre o máximo rendimento da instalação.
Deve ser sempre efetuada uma inspeção quando se suspeita que o sistema fotovoltaico não está a produzir a energia estimada no projeto, ou que algo não está a funcionar corretamente e que poderá vir a afetar a produção de eletricidade.
O acompanhamento da instalação também permite que sejam realizadas inspeções técnicas antes do final dos períodos das garantias, assegurando que estas possam ser devidamente acionadas, antes da sua expiração, evitando custos com reparações.
Um contrato de manutenção celebrado numa fase inicial permite minimizar falhas e perdas de rendimento da sua instalação solar fotovoltaica.
Se ainda não tem um contrato de manutenção, quais as indicações da necessidade de manutenção do sistema fotovoltaico:
- O rendimento do sistema está abaixo dos valores médios do ano anterior, para além do admissível pela normal degradação dos módulos; ou no caso de instalações novas, os valores de produção estarem abaixo dos valores da referência / projeto.
- Parte da instalação está coberta por sujidade grosseira, como folhas, musgo ou excrementos de aves, que resultam em grandes perdas de desempenho e/ou na possibilidade de deterioração precoce dos módulos (hot spots).
- Defeitos em componentes ou painéis solares, que possam conduzir a falhas do sistema.
Procedimentos da manutenção de sistemas fotovoltaicos
Os procedimentos da manutenção de sistemas fotovoltaicos estão definidos por um standard (IEC 62446-1), devendo conter as seguintes tarefas:
- Inspeção visual da instalação fotovoltaica
- Análise de defeitos, deficiências e falhas no sistema, incluindo componentes individuais, nomeadamente fissuras nas células, estado do silicone de isolamento das molduras dos módulos ou interrupções nos contatos
- Exame termográfico para verificação de hot spots
- Medição de potência dos módulos solares individualmente ou das respetivas strings
- Comparação do desempenho com instalações de referência
- Documentação de manutenção com relatório e sugestões de correção e/ou melhoria
- Deve informar-se antecipadamente sobre todos os serviços incluídos no contrato de manutenção
Todos os serviços incluídos e respetivos custos deverão ser acordados, desde o início da instalação, através de um contrato: uma vez que têm impacto direto na rentabilidade do investimento.
Além dos custos com a manutenção preventiva, poderá contratar a extensão de garantia de inversores até 15 anos – tratando-se do equipamento com a maior taxa de falhas, tipicamente entre o 10º e o 15º ano de vida do sistema -, fixar preços de manutenção corretiva e/ou acrescentar o serviço de emergência. Assim, se ocorrerem defeitos graves, os custos continuarão a estar controlados.
A importância da limpeza dos módulos solares
A limpeza dos painéis fotovoltaicos é uma das tarefas mais importantes da manutenção, uma vez que a sujidade leva a uma queda no desempenho do sistema. Assim, recomenda-se uma limpeza regular para remoção dos detritos acumulados nos módulos solares. Deve haver uma especial atenção ao espaço entre o vidro e a moldura, onde a sujidade ao acumular-se pode originar musgo que virá a causar infiltrações de humidade, que causa a detioração precoce do módulo fotovoltaico.
A regularidade da limpeza depende da exposição à sujidade. Por isso, em locais com forte concentração de poeiras, como por exemplo na proximidade de zonas industriais, ou estradas com tráfego intenso, esta operação deverá ser efetuada com maior frequência.
Não é aconselhável que o proprietário limpe o seu próprio sistema fotovoltaico. Para isso são necessários conhecimentos e equipamentos especiais, garantindo a segurança – uma vez que os equipamentos estão normalmente instalados na cobertura –, para além de não provocar riscos nos módulos e/ou danificar qualquer componente do sistema.
Os seguintes pontos devem ser observados na limpeza:
- Evitar aplicar água com pressão demasiado elevada
- Utilização de detergentes suaves
- Usar água com baixo teor de calcário (desmineralizada)
- Limpeza com escova ou esponja macia
A chuva promove alguma limpeza, nomeadamente da sujidade leve e do pó, no entanto as manchas persistentes, como as causadas por excrementos de aves, não são devidamente eliminadas.
A SOLVasto oferece serviços de manutenção ao seu sistema fotovoltaico. Contacte-nos para obter mais informações e obter um orçamento.