O que ganha a sua empresa em investir num sistema de autoconsumo?
Autonomia, redução dos custos de energia, promoção de uma imagem social e ambientalmente responsável: Eis os principais ganhos da sua empresa ao investir num sistema de autoconsumo.
A tecnologia fotovoltaica permite-lhe produzir e consumir a sua própria “energia verde”, assim ganha independência energética e, ao mesmo tempo, reduz duas faturas: a da eletricidade e a do ambiente. A primeira porque consegue substituir parte da energia habitualmente adquirida à rede pelo consumo da que o sistema produz. A segunda porque evita as emissões de CO2 de toda a energia elétrica produzida.
Na maior parte dos casos o consumo das empresas está em sintonia com as horas de produção solar, por isso estamos a falar de quotas de autoconsumo superiores a 70%, podendo mesmo chegar aos 100%. O retorno do investimento é possível num período à volta de quatro anos.
O que é o autoconsumo fotovoltaico?
O autoconsumo fotovoltaico é um modelo de produção descentralizada de energia com base em energia solar em que a energia elétrica produzida pelos módulos solares é consumida pelo próprio produtor. O retorno do investimento será tanto melhor quanto melhor dimensionado estiver o sistema de autoconsumo. Ou seja, quanto mais a curva de produção dos painéis solares se ajustar ao perfil de consumo da sua empresa, maior o retorno. Caso exista excedente de produção, a energia produzida a mais pode ser injetada na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) ou vendida, mediante a celebração de um contrato entre o produtor e o comercializador.
Geralmente, nas empresas, a produção de energia solar a partir dos módulos fotovoltaicos coincide com o consumo, o que favorece o modelo de autoconsumo. É precisamente de dia, sobretudo nos períodos tarifários de pontas e cheias, que as empresas compram a energia mais cara. Ora, esta é exatamente a fase em que os painéis solares fotovoltaicos produzem energia elétrica.
Num sistema de autoconsumo, a energia elétrica ativa produzida é consumida instantaneamente. Assim, o cálculo da poupança é feito considerando a tarifa média de compra em kWh da energia no período em que os painéis solares fotovoltaicos estão a produzir energia.
Principais vantagens do autoconsumo para as empresas:
- Autonomia energética
- Redução dos custos fixos
- Redução da exposição à oscilação dos preços da eletricidade
- Produção de energia 100% limpa
- Melhoria da sua imagem da empresa junto de clientes e parceiros
- Contribuição para a sustentabilidade
- Rentabilização de ativos não utilizados (coberturas, fachadas e terrenos)
- Implementação de medidas de eficiência energética como as exigidas pela legislação em vigor (SGCIE)
A sua empresa também quer reduzir os custos de energia em 25% ou mais?
Estima-se que o consumo de energia represente entre 15 a 40% dos custos fixos de uma empresa portuguesa. Já imaginou reduzir este custo em 25% ou mais? A instalação solar para autoconsumo é um investimento que realmente vale a pena. Além de utilizar energia renovável e de ser seguro, o autoconsumo fotovoltaico permite às empresas uma poupança substancial na sua fatura de energia. Isto deve-se ao facto de a energia produzida ser consumida localmente. Assim, reduz-se a necessidade de compra à rede de distribuição, bem como todo o desperdício causado pelo seu transporte.
Para além da redução de custos porque é que cada vez mais empresas apostam em sistemas de autoconsumo? Porque a perceção que o mercado tem das empresas que apostam em energias renováveis é de sustentabilidade, competitividade e inovação. Diversos estudos internacionais mostram que esta orientação sustentável é benéfica para as empresas na relação com os seus clientes e parceiros. Uma gestão empresarial baseada na sustentabilidade traduz-se numa maior competitividade, resiliência e, consequentemente, compensação económica.
O que considerar ao escolher um sistema de autoconsumo?
Há três fatores a ter em conta ao escolher um sistema de autoconsumo:
- Analisar os custos atuais da eletricidade e refletir sobre a oscilação futura dos preços de energia
- Conhecer e ganhar clareza sobre o perfil de consumo energético da sua empresa
- Implementar uma solução à medida das necessidades da sua empresa que lhe permita medir e gerir ao longo do tempo a instalação fotovoltaica
É possível instalar o autoconsumo sem custos
Sim, é isso mesmo: É possível instalar o autoconsumo sem custos. As empresas podem libertar-se do investimento de uma instalação de autoconsumo. Em Portugal, há cada vez mais investidores interessados em investir em projetos de energias renováveis. Boas notícias para as empresas que têm alguém a suportar os custos da instalação fotovoltaica de autoconsumo e não só.
Como funciona? O investidor substitui-se à empresa no suporte dos custos com a instalação fotovoltaica de autoconsumo, bem como a sua operação e manutenção, e partilha os proveitos da poupança com a empresa. Trata-se, portanto, de uma situação vantajosa para ambas as entidades, uma vez que o investidor faz um contrato PPA (Power Purchase Agreement) com a empresa, passando esta a comprar a energia produzida pelo sistema solar com um desconto que pode alcançar os 50%.
A sua empresa gostaria de optar por um sistema de autoconsumo e não tem como investir? A SOLVasto oferece soluções de autoconsumo fotovoltaico à medida do cliente que podem ser financiadas por parceiros investidores. Tudo para que a sua empresa tenha a possibilidade de apostar em “energia verde”.