Energia Solar em Portugal: O futuro é cada vez mais presente
Portugal deve alcançar a meta para 2030 já em 2025 no que diz respeito à produção de energia via fontes renováveis como é o caso da energia solar. De acordo com a Adene (Agência para a Energia), a previsão é alcançar os 80% de energia produzida a partir de energias renováveis cinco anos antes do que estava previsto. Em janeiro de 2022 quase 60% da eletricidade já veio das renováveis. Quanta desta energia é proveniente da energia solar? A capacidade solar fotovoltaica nacional teve em 2021 um aumento de 710 MW. Este aumento da capacidade solar fotovoltaica representa um recorde: Portugal atingiu os 1777 (MW) de potência.
De 1 a 31 de janeiro de 2022, Portugal foi o quarto país da Europa com maior incorporação de energias renováveis na geração de eletricidade, segundo o boletim de eletricidade renovável da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren). À frente apenas ficaram a Noruega, Dinamarca e Áustria. O que é que isto nos diz sobre o presente e o futuro da energia solar em Portugal?
Metas de Energia Solar em Portugal e na Europa
- Regras de autorização mais rápida para novos projetos com o objetivo de limitar a três meses os procedimentos de autorização de energia solar no telhado nos edifícios existentes.
- Estratégia solar para tornar os painéis solares obrigatórios nos telhados de todos os novos edifícios.
Relativamente aos processos de autorização, a Comissão Europeia pretende que o tempo para projetos em áreas renováveis não exceda um ano e que as autorizações de repowering em áreas com capacidades inferiores a 150 KW não exceda os seis meses.
Foco de Portugal quanto às energias renováveis
Desenvolver o recurso às energias renováveis visa metas económicas e ambientais. Atualmente, as fábricas portuguesas são as segundas mais poluentes da Europa. De acordo com dados da Pordata anunciados a 9 de maio de 2022, Portugal vem logo a seguir à Letónia no rácio de intensidade das emissões atmosféricas da indústria. Este rácio é oito vezes superior ao de Espanha e 40 vezes superior ao da Alemanha. Um dado a ter em linha de conta na hora de fazer opções quanto à fonte de energia a utilizar.
Benefícios da energia solar em Portugal?
Em primeiro lugar, porque é que a energia solar em Portugal é uma excelente aposta? Porque Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. O nosso país conta com 2.500 a 3.200 horas de sol por ano, uma média de 4 a 6 horas no inverno e 10 a 12 horas no verão. Ou seja, Portugal tem esta energia limpa, abundante e gratuita como fonte de produção de eletricidade.
- Poupança na fatura da eletricidade
- Diminuição da dependência energética
- Redução substancial da emissão de CO2
- Imagem de sustentabilidade
Mas há mais. Investir em energia solar tem outras vantagens:
- As centrais solares precisam de pouca manutenção
- A tecnologia dos painéis solares está cada vez mais evoluída com mais potência e a um custo mais acessível
- A energia solar é uma excelente solução para lugares remotos ou de difícil acesso
Enumeradas as vantagens, quais são então as opções?
Energia Solar em Portugal: sistemas fotovoltaicos
Existem atualmente duas opções para instalar um sistema fotovoltaico: Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) e Unidade de Pequena Produção (UPP).
UPAC
Esta instalação permite a produção e o consumo próprio da energia produzida. Assim, substitui total ou parcialmente a energia que habitualmente compra à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP). O aproveitamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico ocorre apenas quando existe consumo. É possível acumular e armazenar energia excedente para um consumo posterior faseado. Neste caso, vai precisar adicionalmente da instalação de baterias.
A UPAC pode estar ou não ligada à rede pública e é possível escolher o destino a dar à energia excedente. É possível optar por um sistema de autoconsumo sem excedentes que é um sistema de injeção zero impede que a energia excedente seja injetada na rede ou por um sistema de autoconsumo com excedentes em que pode injetar a energia excedente na rede pública de distribuição e vender a sua energia.
UPP
Trata-se de uma instalação fotovoltaica que produz e vende energia solar à rede. Substitui os anteriores regimes de microprodução e miniprodução e assenta no princípio da injeção total de energia elétrica na RESP proveniente de fonte de energia renovável e a potência de ligação da unidade de produção está limitada a 1 MW.