Quanto poupamos num ano (9 000 km): carro elétrico vs combustão?
A não ser que esteja seriamente a pensar em trocar de carro, sendo o elétrico uma das opções em cima da mesa, talvez nunca se tenha preocupado a fazer estas contas. No entanto, vai ficar espantado com o que pode poupar!
O combustível é de facto, inevitavelmente, a maior despesa que um utilizador tem com um veículo, mas vamos aos números para sustentar os factos. Segundo um relatório do Automóvel Club de Portugal (pág. 15) a média de quilómetros por ano num carro elétrico é de 9 000. Para esta comparação foi considerado o valor médio da gasolina de 1,46 €/litro (custo médio da gasolina sem chumbo simples e aditivada em 2020, segundo a Pordata); e o do gasóleo de 1,30 €/litro (segundo a mesma fonte). Utilizou-se como referência o veículo mais vendido no mundo (Nissan Leaf). Vamos às comparações:
Em conclusão, o benefício obtido por um carro elétrico, em relação a um convencional chega aos 64% quando se trata de gasolina; e 53% para o gasóleo.
Para além deste enorme benefício económico, deveremos ter em conta o custo com manutenção de um veículo elétrico (muito menor do que o custo com um veículo convencional), para além do obvio benefício ambiental.