Sistema fotovoltaico: Como enfrentar a nova era da resiliência energética?
O que significa resiliência energética?
A resiliência é a capacidade da sociedade superar transtornos, preservando as suas principais funções. Qualquer sistema complexo – um país, uma cidade, uma empresa – deverá ser capaz de se adaptar a ocorrências imprevistas, assegurando que organizações e infraestruturas têm a capacidade de integrar as alterações estruturais. Por um lado, a resiliência é uma questão de sobrevivência, por outro lado permite inovar e obter benefícios no futuro.
Sem dúvida que a questão da resiliência energética faz parte da nova era. O desafio é efetivamente transformar a cadeia energética, não só para assegurar o funcionamento da sociedade e da economia, mas também a sobrevivência das gerações futuras. Assim, a implementação de microgrids, por exemplo através da instalação de sistemas fotovoltaicos, é um passo indispensável para essa resiliência energética.
O sistema fotovoltaico aumenta a resiliência energética
Uma das muitas questões, quando se utiliza um sistema fotovoltaico, é o nível de resiliência energética que se pode alcançar a partir do armazenamento de energia (bateria solar). Quando a rede elétrica pública falha devido a falhas técnicas ou circunstâncias meteorológicas extremas, o sistema fotovoltaico com bateria e funcionalidade de back-up proporciona essa resiliência, assegurando a continuidade do consumo do cliente, que pode ser crítico para uma empresa, ou mesmo para quem trabalha em home-office.
Sistemas de back-up para assegurar o fornecimento de energia solar
Se a rede elétrica falhar será fundamental estar preparado com um sistema de back-up, especialmente se o corte de energia tiver sido causado por algum desastre natural, que pode ter impacto na rede pública durante um período prolongado de tempo. Assim, a instalação de um sistema fotovoltaico será uma excelente forma de garantir que não deixará de ter energia, mas isto só será possível se poder contar com baterias solares e a funcionalidade de back-up instalada.
O que acontece ao sistema fotovoltaico durante uma falha da rede?
Um sistema fotovoltaico on-grid tradicional não funciona durante uma falha de energia por duas razões:
Os painéis solares produzem somente durante o dia e em quantidades variáveis. A maior parte do tempo, o sistema fotovoltaico produz uma quantidade de energia que não correspondem à quantidade de energia que está a ser consumida naquele instante. As baterias solares armazenam a energia produzida, e não consumida, em dias solheiros, podendo fornecê-la em alturas com pouco sol, durante a noite, ou numa situação de ausência de energia da rede.
Por outro lado, se o sistema fotovoltaico ficar inoperacional, durante uma falha de energia, uma vez que, por motivos de segurança, é automaticamente desligado, com um sistema de back-up poderá utilizar a energia armazenada na bateria durante algum tempo.
Em resumo
Um passo decisivo, para construir uma empresa energeticamente resiliente será instalar um sistema fotovoltaico de autoconsumo com baterias e com a funcionalidade back-up. Assim, os seus consumos essenciais – tais como, iluminação e comunicação – poderão continuar a funcionar durante algum tempo durante um corte de energia. Por outro lado, a utilização de baterias poderá aumentar significativamente o autoconsumo da sua instalação, e consequentemente o benefício económico: evitando que a energia em excesso seja injetada na rede a um valor muito mais baixo do que deixará de pagar na sua fatura, se a puder utilizar mais tarde.
A SOLVasto está apta a aconselhar e a garantir sempre a melhor escolha do sistema fotovoltaico a adotar para a suas necessidades. Contacte-nos.