
O princípio do futebol em Portugal está estreitamente ligado ao CIF – Club Internacional de Foot-Ball: as primeiras bolas de futebol trazidas para Portugal, os primeiros grupos de praticantes, as primeiras regras oficiais do desporto, as primeiras ligas e associações de clubes resultaram de intervenção direta deste clube. O CIF conta com mais de um século de existência, oferecendo, ainda hoje, excelentes condições para a prática de diversas modalidades de desporto.
Tal como no futebol, o CIF está na primeira linha na aposta nas energias renováveis. Assim, avançar com a instalação de uma central de energia solar fotovoltaica foi evidente para o CIF.
Em Janeiro de 2020, o CIF deu o pontapé de saída numa instalação fotovoltaica de 250 kWp para produzir mais de 400 MWh/ano. Isto corresponde ao consumo de eletricidade de aproximadamente 100 famílias num ano e representa uma redução de cerca de 3.600 toneladas de CO2/ano.
A central fotovoltaica, em regime de UPP, foi instalada na cobertura dos campos rápidos de ténis, nas suas instalações no Restelo. A energia produzida é integralmente injetada na rede.
Benefícios do Projeto
- energia solar com potência de 250 kWp
- produção estimada de 400 MWh/ano
- redução de cerca de 3.600 toneladas de CO2/ano
Serviços prestados
O projeto foi desenvolvido pela SOLVasto e a instalação foi executada pela RedeForte. O financiamento foi assegurado pelo nosso parceiro investidor Bright Sunday, que arrendou a cobertura durante 15 anos, permitindo ao CIF obter de imediato um benefício económico e ecológicos, sem qualquer investimento financeiro. No final deste contrato o CIF ficará com a propriedade, passando a beneficiar de 100 % da central fotovoltaica.